segunda-feira, 9 de julho de 2012

Parque de campismo “O Moinho”


Quando escolhemos a zona de Castanheira de Pera para umas férias de verão, nunca imaginámos que a experiência ia ser tão negativa.

Adoramos acampar e já passámos por diversos parques, mas “O Moinho” foi sem dúvida a nossa pior experiência. A única coisa boa era estar encostado a uma praia fluvial, Poço Corga, com um restaurante que tinha uma esplanada enorme e umas moelas fantásticas!

O parque é de terra batida, não há delimitação de espaços, se quiséssemos por a tenda à porta de outros campistas, podíamos fazê-lo (sim, fizeram-nos isso!).
Não há regras, a televisão que está numa pequena esplanada, pode estar ligada a qualquer hora, não há hora limite para se fazer silêncio e os carros entram a qualquer hora.
Infelizmente, e cada vez mais, é notória a falta de civismo nos parques.
Tivemos que mudar de sítio 2 vezes e à 3ª desistimos, fomos embora. Até uma simples grelha e um detergente da louça nos roubaram!
Não há segurança, o parque é gerido por um Sr. muito simpático, mas pouco fala e percebe Português, logo, a comunicação foi feita em inglês. 
As casas de banho são limpas diariamente mas devido ao solo do parque, pareciam uma pista de lama. Água quente só há duas horas de manhã e duas ao fim do dia, imaginem a confusão para tomar banho!
Há uma zona de churrascos com mesas, ideia excelente, mas necessita de manutenção diária, o que não acontece. O Parque está muito bem situado, mas precisa de muito trabalho, olhamos à volta só se vê mato, silvas e nenhuma vedação.
Fomos com marcação de duas semanas, ficámos uma e porque familiares já tinham reservado, com sinal, uma das Big Tends (uma espécie de bungalows mas em lona) para passar o fim-de-semana. Ficámos em choque com tanta sujidade!

Conclusão, não vamos voltar nem aconselhamos este parque.

Côja


Vila do concelho de Arganil banhada pelo rio Alva. Uma localidade pacata e simpática.
No centro da vila, numa praça central está esta esplanada muito agradável, o sítio ideal para beber uma água bem fresca nas tardes quentes de Agosto. Ali mesmo, ao atravessar a estrada temos tudo o que é necessário, pastelaria, padaria, minimercado, peixaria, churrasqueira, bazar, papelaria… nada falta!



Aqui, há uma praia fluvial muito bonita e com excelentes infraestruturas. São águas escuras,  é uma característica deste rio, mas muito limpas! A praia é de areia, só a zona de banhos é de seixos onde é possível nadar à vontade. Tem, também, uma área a pensar nas crianças onde podem brincar na água sem perigo. Para quem gosta de natureza, aventura e explorar o que há de bom e puro, é possível fazer uma caminhada pelas margens do rio Alva onde se pode apreciar muitas libelinhas lindíssimas! Quem preferir pode sempre usufruir de uma das esplanadas e comer uns caracóis ou um gelado.





O Rio Alva ou Ribeira de Fervença na sua parte inicial até se encontrar com a Ribeira do Covão do Urso, é um afluente do Mondego, nascendo na encosta sudoeste da Serra da Estrela, percorre cerca de 106 km até desaguar no Rio Mondego, o que ocorre na localidade de Porto de Raiva, Concelho de Penacova no Distrito de Coimbra, após o Mondego ser quebrado pela Barragem da Aguieira. O seu leito percorre um caminho sinuoso entre as encostas da Serra da Estrela e da Serra do Açor.

Até breve!