segunda-feira, 9 de julho de 2012

Côja


Vila do concelho de Arganil banhada pelo rio Alva. Uma localidade pacata e simpática.
No centro da vila, numa praça central está esta esplanada muito agradável, o sítio ideal para beber uma água bem fresca nas tardes quentes de Agosto. Ali mesmo, ao atravessar a estrada temos tudo o que é necessário, pastelaria, padaria, minimercado, peixaria, churrasqueira, bazar, papelaria… nada falta!



Aqui, há uma praia fluvial muito bonita e com excelentes infraestruturas. São águas escuras,  é uma característica deste rio, mas muito limpas! A praia é de areia, só a zona de banhos é de seixos onde é possível nadar à vontade. Tem, também, uma área a pensar nas crianças onde podem brincar na água sem perigo. Para quem gosta de natureza, aventura e explorar o que há de bom e puro, é possível fazer uma caminhada pelas margens do rio Alva onde se pode apreciar muitas libelinhas lindíssimas! Quem preferir pode sempre usufruir de uma das esplanadas e comer uns caracóis ou um gelado.





O Rio Alva ou Ribeira de Fervença na sua parte inicial até se encontrar com a Ribeira do Covão do Urso, é um afluente do Mondego, nascendo na encosta sudoeste da Serra da Estrela, percorre cerca de 106 km até desaguar no Rio Mondego, o que ocorre na localidade de Porto de Raiva, Concelho de Penacova no Distrito de Coimbra, após o Mondego ser quebrado pela Barragem da Aguieira. O seu leito percorre um caminho sinuoso entre as encostas da Serra da Estrela e da Serra do Açor.

Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário